A última nota do ano de 2023 reforça o compromisso da gestão uruoquense e dos profissionais da saúde com o bem-estar da população. Quem avalia é o Ministério da Saúde!
Saúde de qualidade para a população uruqouense é algo que o Governo de Uruoca tem buscado alcançar de forma prioritária. Por isso, a gestão municipal se empenha em diversas ações e na valorização dos profissionais da saúde. Como resultado, o município atingiu novamente a nota máxima no índice do Programa Previne Brasil. Nessa terça-feira, 23 de abril, foi realizada a solenidade de reconhecimento e certificação das Unidades Básicas de Saúde para o 3° quadrimestre do Previne Brasil, onde o município de Uruoca teve um excelente resultado ficando em 10° no ranking NACIONAL e em 2° lugar do ESTADO.
Um destaque especial para a UBS MARIA MARTINS que ficou em 1°lugar, seguida da UBS FRANCISCO NUNES em 2° lugar e, finalizando a entrega de troféus, UBS HILDA FONSECA em 3° lugar.
Para chegar até a nota são considerados diversos fatores, como: proporção de consultas pré-natal realizadas; proporção de exames para sífilis, HIV e atendimento odontológico para gestantes; proporção de mulheres com coleta de citopatológico (Papanicolau); proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo B e Poliomielite inativada; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre e proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
"A cada quadrimestre o Ministério da Saúde divulga a nota sobre os indicadores da atenção primária trabalhados nas unidades básicas de saúde; para a nossa alegria, continuamos com nota 10, que é a nota máxima", comemorou o secretário da pasta, Samuel Moreira.