NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Premiação Há 11 dia(s)

URUOCA SE CONSAGRA COMO O MELHOR FESTIVAL JUNINO DO CEARÁ!

Em mais um marco histórico para a cultura junina do Ceará, o Festival de Quadrilhas de U [...]

#MeioAmbiente Há 11 dia(s)

Uruoca é Destaque na Premiação do Selo TCE Ceará Sustentável

O município de Uruoca celebra mais uma importante conquista! Na última terça-feira, noss [...]

#Saúde Há 12 dia(s)

MAIS AVANÇOS PARA A SAÚDE DE URUOCA!

Nova Sala de Estabilização do Hospital Municipal, um espaço moderno, equipado e preparado para salvar vidas e oferecer um atendimento mais digno e humanizado.

#Administração Há 12 dia(s)

URUOCA PARTICIPA DA SOLENIDADE DE CERTIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO DO SELO UNICEF

É com imenso orgulho que anunciamos mais uma conquista histórica para o nosso município! [...]

#Empreendedorismo Há 13 dia(s)

URUOCA É DESTAQUE ESTADUAL COM O SELO SEBRAE OURO!

É com imenso orgulho que anunciamos: a Sala do Empreendedor de Uruoca, vinculada à Secre [...]

#Empreendedorismo Há 14 dia(s)

Encerramento do Projeto JEPP em Uruoca

Jovens Empreendedores Primeiros Passos conclui mais uma etapa com sucesso na EEF D. Alcídia Sales, em Baliza

#Eventos Há 22 dia(s)

O FESTIVAL DE MÚSICA CAMPANÁRIO 2025 ESTÁ CHEGANDO!

Prepare-se para o evento mais esperado do ano! O Festival de Música de Campanário promet [...]

#MeioAmbiente Há 25 dia(s)

URUOCA É CONTEMPLADA COM O SELO TCE!

É com imenso orgulho que anunciamos uma conquista histórica para nossa cidade: Uruoca fo [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito