CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 19/02/2024 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA URUOCA DISTRIBUI 63 CARTÕES DO PROGRAMA CEARÁ SEM FOME PARA AS FAMÍLIAS URUOQUENSES

Na manhã desta segunda-feira (19), o Governo Municipal de Uruoca em parceria com o Governo do Estado do

Ceará através da Sec. de Desenvolvimento Social, realizou a entrega de 63 cartões do

"Ceará sem fome" para as famílias Uruoquenses!

O programa visa criar, desenvolver e realizar ações e políticas públicas para alimentar de forma saudável a população mais carente do estado por meio de ações que potencializem a saúde ericash nutrição, a agricultura familiar, a economia local e a assistência social para as famílias beneficiárias.

O Governo Municipal busca constantemente contribuir para favorecer ainda mais os as famílias Uruoquenses!

#AssistênciaSocial 16/01/2024 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA O PAGAMENTO DO CARTÃO CMIC REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO NO MOMENTO NÃO POSSUI DATA ESPECÍFICA

O Governo do Estado do Ceará, por meio de informe CMIC n° 01/2024, comunica as famílias cearenses beneficiárias do Cartão Mais Infância

Ceará - CMIC, que em razão de ajustes nos sistemas financeiros, o pagamento do benefício referente ao mês de janeiro ainda não possui data especifica para saque. Deste modo, não há necessidade de ir ao banco pelos próximos dias.

#AssistênciaSocial 10/01/2024 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO COLEGIADO PARA O CONSELHO TUTELAR DE URUOCA (2024-2028) CONSELHEIROS TUTELARES DE URUOCA SÃO EMPOSSADOS PARA O QUADRIÊNIO DE 2024 A 2028.
#AssistênciaSocial 13/12/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA BOLSA FAMÍLIA TEM PAGAMENTO ANTECIPADO EM DEZEMBRO

Este mês de dezembro traz uma notícia especial para as famílias beneficiadas pelo Bolsa familia: a antecipação do calendário, assegurando que os pagamentos começaram a chegar já na segunda-feira, dia 11.

O benefício será pago de forma escalonada de acordo com o final NIS, indo do dia 11 até o dia 22, quando será feito o pagamento às famílias beneficiárias com final NIS 0, garantindo um Natal com mais dignidade e comida na mesa de milhões de famílias brasileiras.

#AssistênciaSocial 12/12/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA POSSE E FORMAÇÃO DOS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR (2024-2027)

Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2023, ocorreu, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Empreendedorismo e Renda a formação técnica obrigatória anterior à posse dos novos membros do Conselho Tutelar de Uruoca (2024-2027).

Esta formação objetiva nivelar teórico e tecnicamente os atores que trabalharão diretamente com proteção e zelo aos direitos das crianças e adolescentes de Uruoca.

Para o Secretário da pasta, Laércio Albuquerque, "a formação é um passo importante para firmar o compromisso com o ECA e, principalmente, com a qualidade de vida das crianças e adolescentes uruoquenses".

#AssistênciaSocial 06/12/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA Uruoca Implementa Projeto do Governo Federal e Disponibiliza Passe Livre para Beneficiar a População

Você, que tem alguma deficiência física, mental, auditiva, visual ou múltipla comprovadamente carente poderá receber o benefício do PASSE LIVRE!

Mas oque é o Passe Livre?

É um benefício do Ministério da Infraestrutura que garante a pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, o acesso gratuito ao transporte coletivo interestadual por rodovia, ferrovia e barco.

Abaixo veja como participar! Para mais informações procure a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Quem pode utilizar este benefício?

Pessoa com deficiência física, mental, auditiva, visual ou múltipla comprovadamente carente.

O Requerente ao benefício do Passe Livre deve possuir renda familiar, por pessoa, de até 1 (um) salário mínimo e comprovar ser Pessoa com Deficiência.

Quais documentos preciso para ter acesso?

Enviar um dos documentos de Identificação a seguir :

I - Carteira de Identidade;

II - Carteira Nacional de Habilitação;

III - Certidão de Nascimento (somente para menores de 12 anos);

IV - Certidão de Casamento;

V - Carteira de Trabalho e Previdência Social;

VI - Título de Eleitor; e

VII - Certificado de Reservista

Atestado/Relatório Médico Padrão do Passe Livre; (Atestado da Equipe Multiprofissional)

ii. 1 foto 3x4;

iii. Se o requerente é um menor de idade e o pai ou mãe não forem os responsáveis legais, é necessário que seja encaminhado o Termo de Guarda, Tutela ou Curatela.

Obs.: Lembre de informar o endereço correto para que a credencial chegue na sua residência.

#AssistênciaSocial 29/11/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA URUOCA É PREMIADA COM SELO SEBRAE BRONZE! A Sala do Empreendedor da SEDEST foi premiada com Selo SEBRAE Bronze em alusão a qualidade do atendimento ofertado aos empreendedores locais.
#AssistênciaSocial 16/10/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA SEMANA DO BEBÊ: “Disciplina não violenta, cuidado responsivo”

Durante esta semana, as Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde realizaram a Semana do Bebê 2023!

Neste ano o tema trabalhado foi "Disciplina não violenta, cuidado responsivo". Ao longo da semana foram realizadas intervenções específicas de cada setor e com intervenção intersetorial para o encerramento com uma oficina de estimulação motora e afetiva entre bebês e cuidadores, atividades recreativas, atividades de comunicação não violenta para crianças e puericulturas coletivas.

A semana do bebê é instituída por lei municipal e tem por objetivo a redução das situações de exclusão e vulnerabilidade social, a diminuição da morte materno infantil, a prevenção da gravidez precoce e a melhoria da qualidade de vida para as crianças até 03 anos de idade.

Confira alguns clicks nas nossas redes sociais!

#AssistênciaSocial 09/10/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA SEMANA DO BEBÊ 2023! VEM CONFERIR!

Semana do Bebê chegando!

O Governo Municipal por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação realizará a partir desta segunda-feira a "Semana do Bebê"!

A Semana do Bebê terá por objetivo:

I. Contribuir para a diminuição do índice de mortalidade infantil,

II . Melhoria da qualidade de vida das crianças de Oa 3 anos;

IIl . Diminuir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce;

IV . Informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira

infância; e

V. Conferir visibilidade social às ações desenvolvidas no município de Uruoca,

com foco na atenção à Primeira Infância.

Para conferir a programação completa, acesse as nossas redes sociais!

#AssistênciaSocial 27/09/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA ASSISTA AO VIDEO INSTITUCIONAL PARA AS ELEIÇÕES PARA CONSELHEIRO(A) TUTELAR 2023

As eleições do Conselho Tutelar estão se aproximando e por isso gostaríamos de deixar um recado para VOCÊ, Uruoquense!

Esta é uma oportunidade ímpar para a sociedade demonstrar seu compromisso com o bem-estar e a proteção das crianças e dos adolescentes.

Ao votar consciente e eleger representantes competentes e engajados, contribuímos para uma infância e adolescência mais seguras, saudáveis e cheias de oportunidades!

#AssistênciaSocial 19/09/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA ATENÇÃO, MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS!

O prazo para o pagamento do DAS-MEI se encerra nesta quarta feira, dia 20 de setembro. É importante ficar atento e garantir que suas contribuições estejam em dias.

Além disso, fiquem atentos aos novos valores de contribuição. Confira a tabela com as respectivas informações nas nossas redes sociais!

#AssistênciaSocial 14/09/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS DO CARTÃO MAIS INFÂNCIA!

Atenção, beneficiários do Cartão Mais Infância Ceará:

Não esqueça de efetuar o saque do benefício, pois a ausência de movimentação na conta por 06 (seis) meses consecutivos ocasiona o bloqueio do benefício e, consequentemente, a exclusão do Programa. Procure a agência do Banco do Brasil para sacar seu benefício!

#AssistênciaSocial 25/08/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA CELEBRANDO A VIDA MATERNA! SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL FAZ ENTREGA DE KITS MATERNIDADE PARA GESTANTES

Nesta quinta-feira, tivemos um dia de alegria e apoio às futuras mamães de Uruoca! A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDEST) promoveu um evento emocionante de entrega de kits maternidade para as gestantes que são atendidas com carinho e dedicação. Acreditamos no poder da solidariedade e cuidado, e essa ação reflete nosso compromisso em garantir um início saudável para essas novas vidas que estão chegando.

Cada kit maternidade representa mais do que apenas itens úteis - eles simbolizam o suporte da nossa comunidade a cada mãe e bebê que estão prestes a embarcar nessa jornada incrível.

Agradecemos a todos que fazem a equipe da SEDEST em nome do CRAS Ana Garcez por tornarem esse evento possível e por espalharem tanto amor e atenção.

#AssistênciaSocial 04/08/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA 14ª Conferência Municipal de Assistência Social.

O Conselho Municipal de Assistência Social e o Governo Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Empreendedorismo e Renda - SEDEST no dia 13 de junho a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social.

A conferência constitui-se como um marco importante na consolidação da participação definida na Constituição Federal por estabelecer uma série de mecanismos de inclusão da população na elaboração, proposição e controle da política pública de assistência social.

Aqui tem trabalho, tem respeito e muito para se orgulhar!

#AssistênciaSocial 29/11/2022 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS : SEDESTE REALIZA ENTREGA DE VALE GÁS.

A SEDEST informa que a partir do dia 24 de Novembro você poderá retirar seu vale-gás na data específica de cada localidade e sede, nos horários úteis.

#AssistênciaSocial 17/09/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO ESTAÇÃO CADÚNICO

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Empreendedorismo e Renda através do Cadastro Único realizará a 1ª edição do ESTAÇÃO CADÚNICO. ?????

Com uma programação repleta de atividades de lazer e socioassistenciais, a ação tem como objetivo levar até os bairros e localidades de difícil acesso os serviços executados pelo CadÚnico, e assim atender melhor e com maior brevidade às famílias acompanhadas pelos serviços e programas sociais do Governo Federal.

???? O movimento será realizado na próxima terça-feira (21), na quadra do Bairro Sambaíba, a partir das 08:00 horas da manhã.

#AssistênciaSocial 02/09/2021 ASSESSORIA ESPECIAL DO PREFEITO EQUIPE DO CADASTRO ÚNICO RETOMA A BUSCA ATIVA DE BENEFICIÁRIOS DO PBC

A equipe do Cadastro Único retoma a busca ativa de beneficiários do BPC para inclusão em seu banco de dados.

A publicação do Decreto 8.805/2016, tornou obrigatória a inclusão dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada - BPC no CadÚnico para manutenção e requerimento desse benefício.

É importante lembrar que o indivíduo que não possuir inscrição no CadÚnico, poderá ter seu benefício bloqueado ou suspenso. Por esse motivo, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Empreendedorismo e Renda em parceria com Governo Municipal de Uruoca e Cadastro Único, segue realizando o trabalho de busca ativa para que aos cidadãos possam ter acesso aos seus direitos

#AssistênciaSocial 27/07/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA XIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE URUOCA

XIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE URUOCA.

De extrema importância para nosso município, a conferência irá reunir representantes do governo, da sociedade civil, e da população em geral. Será totalmente no formato virtual através do app GOOGLE MEET (se faz necessário baixar o aplicativo antes do encontro).

O Evento contará com:

- Leitura do Regimento;

- Palestra Magna com Lidiane Ramos Lima, Mestre em Políticas Públicas e Sociedade(UECE), Especialista em Direitos Sociais e Competências Profissionais (UNB), Assistente Social (UECE). Diretora do Sasec e conselheira do CEAS representando os trabalhadores do Suas;

- Debate;

- Grupos de Eixos Temáticos;

- Escolha da Delegação para XIV CONFERÊNCIA ESTADUAL

- Certificação.

#AssistênciaSocial 04/03/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA CRAS REALIZA A ENTREGA DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO SCFV

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Empreendedorismo e Renda, atrave?s do Centro de Refere?ncia da Assiste?ncia Social (CRAS), segue realizando a entrega das atividades para crianc?as e adolescentes do Servic?o de Convive?ncia e Fortalecimento de Vi?nculos.

O SCFV do CRAS Ana Garcez Rocha, vem acontecendo de forma remota, com o objetivo de qualificar a relac?a?o familiar e dar suporte aos pais durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, pois com a fami?lia em casa, tem-se a necessidade de desenvolver relac?o?es de apoio e afeto entre os membros.

#AssistênciaSocial 31/07/2020 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA PLANTÃO DE ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO

Com o objetivo de contribuir com o equilíbrio emocional nesse momento de pandemia, a Secretaria de Desenvolvimento Social, irá oferecer plantão de acolhimento psicológico através do WhatsApp.

O atendimento irá fornecer suporte à população uruoquense, em especial, para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. O acolhimento virtual com as Psicólogas do Cras, acontecerá de de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.

#AssistênciaSocial 28/07/2020 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL FAZ AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

A Assistência Social é uma área essencial no enfrentamento ao novo coronavírus e quando o foco é a oferta de serviços à população em situação de vulnerabilidade, percebe-se o quanto esse papel é fundamental. Mas para prestar um bom serviço é preciso dotar os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com os Equipamentos de Proteção individual (EPIs) para que possam desempenhar bem suas tarefas. Pensando nisso, a Secretaria do Desenvolvimento Social, fez aquisição de EPIs para os trabalhadores do SUAS do município.

Seguindo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) a Secretaria providenciou capotes, luvas, máscaras, toucas e viseira de proteção aos seus servidores que atuam no atendimento à população.

Comprometida com o povo Uruoquense mais vulnerável, a Assistência Social de Uruoca vem criando estratégias para facilitar o acesso da população aos serviços socioassistenciais remotamente neste período de pandemia, garantindo assim, a prevenção e segurança de todos o usuários.

#AssistênciaSocial 13/07/2020 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E RENDA 30 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ECA

Neste 13 de Julho é comemorado os 30 anos de existência do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

O ECA é o instrumento legal para garantir e defender os direitos das nossas crianças e adolescentes. É um conjunto de normas que regulamenta os direitos e deveres de cidadania, principalmente nas áreas da educação, saúde, trabalho e desenvolvimento social.

#AssistênciaSocial 26/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE PLANTÃO DE ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO

A partir desta quinta-feira (25), o Governo de Uruoca, através da Secretaria da Saúde, iniciará o plantão de acolhimento psicológico com atendimentos via WhatsApp. O atendimento virtual irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 11:30.

O objetivo do Plantão Psicológico é fornecer suporte à população e profissionais para aliviar a ansiedade, medos, angústias decorrentes do isolamento social e pandemia do Coronavírus, que traz incertezas sobre o amanhã e também para diminuir o sofrimento psicológico.

www.uruoca.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 15:07:40